14 maio 2019

5 Motivos para não lavar os cabelos todos os dias

em 14 maio 2019

5 Motivos para não lavar os cabelos todos os dias

Lavar o cabelo todos os dias faz mal? Na verdade não é recomendado, e eu vou te dar 5 motivos para não lavar os cabelos todos os dias. O objetivo deste artigo é te informar das consequências deste hábito para que você entenda melhor e possa programar a sua rotina capilar de forma saudável

Motivos para não usar shampoo


Não é de hoje que sempre encontramos na internet a fora um artigo ou outro que traz a seguinte recomendação: "Evite lavar os cabelos todos os dias". E não é para menos, este hábito pode acabar com a saúde do seu cabelo trazendo muitos malefícios a aparência, estrutura e saúde dos fios.



Com uma rotina de cuidados capilares bem programada é possível manter a saúde adequada dos cabelos de acordo com, seu tipo de cabelo, as necessidades do fio, seu objetivo capilar (crescimento, redução de frizz, por exemplo).

Você também pode optar por seguir um cronograma capilar, existem muitos modelos pré-definidos disponíveis online, é só encontrar o que mais se encaixa ás suas necessidades.

Agora para garantir que você não cometa o erro de lavar os fios todos os dias, vou te apresentar os principais motivos para não lavar os cabelos todos os dias ou as principais consequências de lavar o cabelo todos os dias.




1.RESSECAMENTO


Este é um dos motivos que mais me assusta. A ação do shampoo nos cabelos é a de retirar resíduos como suor, finalizadores, poluição, poeira, etc. Porém essa retirada também pode levar embora a hidratação do fio,  fazendo com que este fique ressecado devido a ação limpante do shampoo.


2.DESBOTAMENTO


Para quem tem fios tingidos ou tonalizados, o uso demasiado do shampoo de limpeza acarreta no desbotamento da cor. Os pigmentos que dão cor são removidos da fibra capilar em cada lavagem, o que, dependendo do tipo de coloração e da qualidade, esta consequência pode ser mais rápida ou não. Tonalizantes tendem a desbotar mais facilmente, necessitando de retoque com mais frequência.


3.FRAGILIDADE


O uso excessivo do shampoo pode sim causar fragilidade no fio. Se você utiliza um produto com alto poder limpante e faz isso todos os dias, este produto além de retirar as impurezas irá enfraquecer o fio ao longo do tempo. Isso porque o shampoo abre as cutículas do cabelo, as deixando expostas e facilitando a retirada de nutrientes importantes.


4.PONTAS SECAS


As pontas dos nossos cabelos já são levemente ressecadas, dependendo  dos cuidados, não tem como fugir. Mas quando esse ressecamento ultrapassa a barreira natural acontecem outras consequências como pontas duplas, por exemplo. O uso do shampoo na extensão e pontas dos cabelos retira a hidratação e outros ativos importantes, nesta parte dos fios somente a espuma já faz um excelente trabalho.


5.PERDA DE NUTRIENTES


Sim! Isso ocorre com muita facilidade, usar shampoo todos os dias retira Nutrientes  do fio. Isso acontece porque com as cutículas abertas pelo shampoo, os óleos, a água, os aminoácidos e ácidos graxos saem da fibra capilar. A reposição destes nutrientes no fio acontecem de forma mais lenta que a retirada, ou seja, para perder nutrientes é rápido mas para repor precisa de tempo e cuidado.

Os shampoos limpantes precisam ser usados com cuidado para que você não sofra com esses danos no futuro e tenha que correr atrás do prejuízo. Sempre que utilizar shampoo utilize também um pré-shampoo ou aplique máscaras de ação rápida no chuveiro, isto evita os danos e garante a saúde dos fios.

Portanto, se o seu cabelo anda apresentando alguns desses problemas ou ainda está opaco, desvitalizado e sem definir, o problema pode estar na falta de hidratações contínuas ou no uso inadequado do shampoo.

Faça uma pesquisa, assista alguns vídeos e busque por opções de rotinas pré-definidas de cuidados capilares que se adequem a você, isto garante a manutenção para cabelos sempre bonitos e saudáveis.

Espero que tenham gostado! Comentem e compartilhem. Dica boa é dica compartilhada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!

Topo