01 julho 2021

Queda de cabelo pós covid-19

em 01 julho 2021

 Queda de cabelo pós covid-19? Como tratar?

Olá meus amores, vocês tem ouvido falar sobre queda de cabelo pós covid-19? A mais ou menos 2 meses tive covid-19 e ultimamente tenho sentido meu cabelo cair bastante. Então pesquisei um pouco e trouxe um breve resumo sobre o assunto. Vamos lá!

coronavirus faz o cabelo cair


Tenho ouvido pessoas falando que depois que tiveram a infecção por covid-19 tiveram muita queda de cabelo. Depois que tive a infecção, mais ou menos uns 2 meses após a cura, senti meu cabelo cair de uma forma muito exagerada e achei muito estranho, pois nunca tive uma queda de cabelo além do normal. Logo associei a doença.

Como falei anteriormente já tinha ouvido pessoas falando e então fui pesquisar. Descobri que a queda de cabelo associada ao coronavírus é uma das queixas mais comuns entre as pessoas.

Queda de cabelo normal

É normal o nosso cabelo cair, nesse processo acontece a renovação dos fios, onde um fio já "velho" cai e no lugar dele cresce um novo fio novinho. 

Nosso couro cabeludo perde em média de 100 a 150 fios por dia e esse é o volume considerado normal. Se você não penteia os cabelos todos os dias pode sentir um volume um pouco maior, mas isso se deve ao acúmulo dos fios perdidos no decorrer dos dias.

Queda de cabelo pós covid-19

Depois que tive a infecção por covid-19, estou sentindo o meu cabelo cair exageradamente, de uma forma que está me deixando um pouco espantada. Então fui tentar entender do que se tratava. 

Estudando artigos na internet descobri que a queda de cabelo pós covid-19 é uma das principais queixas entre as pessoas que já foram infectadas. Essa queda excessiva atinge tanto pacientes que tiveram casos graves e leves, como também os assintomáticos, que são aquelas pessoas que mesmo estando com o vírus não desenvolvem nenhum sintoma da doença.

A explicação é que a infecção por covid-19 desenvolve o chamado Eflúvio Telógeno, que é o encurtamento do ciclo de vida do fio. Sendo assim o fio ainda em desenvolvimento passa rapidamente para a fase da queda.

O Eflúvio Telógeno é conhecido pelos dermatologistas e geralmente é desencadeado quando o corpo passa por alguma infecção ou estresse psicológico. Casos esses em que todos os pacientes de covid vivenciam. 

Como tratar a queda de cabelo pós covid-19?

A queda de cabelo pós covid-19 não tem tratamento. O Eflúvio Telógeno é uma reação do corpo após determinada situação de estresse ou infecção. O tratamento seria para a causa do problema, como a queda só acontece após a cura do paciente não há mais o que tratar pois a infecção já foi embora, o que tem que ser feito agora é aguardar.

Dermatologistas explicam que essa queda de cabelo pode demorar entre 3 a seis meses, sendo desnecessário qualquer intervenção com medicamentos ou vitaminas, pois nenhum tratamento trará resultado para essa fase, então paciência. 

Conclusão

Como vimos a queda de cabelo pós covid-19 é algo bem real e atinge 1/3 dos pacientes. Por mais que toda a recomendação dos especialistas seja, ter paciência e esperar o tempo passar, eu tomarei algumas medidas para que os novos fios cresçam fortes e saudáveis. Apesar de eu ter bastante cabelo, essa queda excessiva tem me incomodado bastante, fico pensando então em quem tem cabelos ralos, como deve estar passando por isso.

Para tentar reduzir ou preparar os fios novos vou fazer a receitinha de crescimento que usei na minha transição e abusar da hidratação para fortalecer e nutrir os fios. Por mais que os dermatologistas digam que é em vão, vou tentar, pois de qualquer forma fará os novos fios crescerem saudáveis.

A receitinha que usei na minha transição foi o shampoo bomba. Para fazer só precisei de um shampoo neutro e óleo de rícino. Coloque duas colheres de óleo de rícino dentro do shampoo, misture bem e aguarde 48hs para começar a usar. Além disso, também é interessante fazer hidratações com óleo de rícino e manter o couro cabeludo higienizado e saudável, afinal não queremos desenvolver mais problemas não é mesmo?!

Lembrando que em todos os casos vale procurar um dermatologista para que ele possa te orientar melhor, pois eu não sou especialista e venho aqui compartilhar somente experiências. Então se você tem como procurar esse profissional não deixe para depois! 

Então meus amores por hoje é só! Você tem sofrido muito com a queda de cabelo? Me conta!


Siga nas redes:

YouTube:Tamirys Barros Beauty

Instagram: @tamirysbarrosbeauty

Facebook: Tamirys Barros Beauty

Blog: admiravelfeminismo.com.br

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Own meu amigo, muito obrigada. Pode deixar que estou me cuidando e no final dará tudo certo. Se cuide também. Fica com Deus!!

      Excluir
  2. Ola!
    Meu nome Camila...tive covid a 3 meses..
    Fui internada fiquei 9 dias n hospital...
    Estou muito assustada pois meu cabelo está caindo mtt...😪cheguei cortar ele n ombro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila! Amore eu também fiquei desesperada, inclusive chorei pensando que iria ficar careca mesmo. Mas, no meu caso, depois de um ou dois meses percebi o crescimento de novos fios e a queda anormal cessou, graças a DEUS! Agora investi em receitas e uma rotina de cuidados para os cabelos de forma que incentiva o crescimento e a manter o couro cabeludo saudável. Fique tranquila, por mais desesperador que possa parecer no momento isso passa. Se você tiver muito preocupada você pode procurar o dermatologista para te esclarecer melhor e lhe passar alguma orientação mais profissional. Desde já muito obrigada por sua visita, fica com DEUS, beijooo!

      Excluir

Deixe aqui sua opinião!

Topo