17 junho 2021

Por que a pele oleosa precisa de hidratação?

em 17 junho 2021

 Por que a pele oleosa precisa de hidratação?

Se você tem pele oleosa e pensa que por ela ter bastante produção de óleo você está livre de ter que hidratá-la, você está muito enganada. 

Para começar vamos entender a pele oleosa. 

Afinal, por que a pele é oleosa?

A nossa pele é oleosa porque as nossas glândulas sebáceas produzem sebo em excesso o que ocasiona a pele constantemente brilhante. Esse sebo não é ruim, na verdade ele é benéfico. O sebo da nossa pele tem papel fundamental na proteção da pele, formando junto com o suor uma camada protetora na camada córnea da nossa pele.

Com a produção em excesso do sebo, a pele fica bem mais gordurosa que o normal e com aparência bem mais brilhante. Com toda essa gordura aparecem alguns problemas de pele como espinhas, acne e dermatites. Alguns dos incômodos de quem sofre com a pele oleosa são os poros dilatados, cravos e espinhas

Por que a pele é oleosa


Fatores genéticos e má alimentação também são alguns dos pontos a se observar para entender a causa da pele oleosa, assim como estresse e ansiedade

Mas porque a pele oleosa precisa de hidratação?

Apesar de oleosa, a pele com essa característica não é hidratada. Por esse motivo é importante realizar os cuidados adequados e também hidratar. A hidratação, como o próprio nome já diz, vai hidratar a pele, contribuindo para a redução da produção de sebo por falta de hidratação. Entendeu? 

Se a pele já tem oleosidade em excesso e você não higieniza e não hidrata da maneira correta, a pele entende que precisa ser hidratada e passa a produzir mais sebo a fim de tentar suprir essa necessidade de hidratação, ou seja, se não hidratar só piora.

Porque a pele é oleosa


Como tratar a pele oleosa?

Não é muito difícil tratar a pele oleosa, porém precisa de determinação e disciplina para fazer o que é preciso. Não pense que apenas um produto vai resolver o problema da sua pele, até porque é importante saber o motivo da pele oleosa, se é emocional, alimentar, genético, etc. E também é importante usar produtos apropriados para pele oleosa para que não aumente a oleosidade. Fiz uma lista com o passo a passo básico para você começar a cuidar da sua pele.

1. Alimentação

Alimentos muito gordurosos e frituras contribuem bastante para a oleosidade da pele e surgimento de novas espinhas. Busque por uma alimentação mais saudável e rica em fibras. Não estou dizendo para você eliminar o sanduíche da sua vida, mas escolha um dia por semana ou menos para comer esses alimentos e ficar em paz rsrs.

2. Higienização

Como sempre, é muito importante manter a higiene da pele, mas não em excesso. Lavar o rosto em excesso pode provocar o chamado "efeito rebote", que nada mais é do que a pele produzir ainda mais oleosidade pelo fato de você estar lavando muito o rosto e a pele ficar desidratada e mais seca. 

Procure produtos específicos para peles oleosas e acneicas, com ácido salicílico, enxofre, zinco e vitamina C. Uma dica que trago para vocês é o shampoo Johnson's Baby (resenha aqui), não tem nenhum desses ativos, mas é uma ótima opção pra quem quer economizar, ele promove uma limpeza maravilhosa sem deixar a pele ressecada.

3. Esfoliação

Esfoliar a pele é de suma importância para renovar a pele e remover as células mortas. O recomendado é fazer esfoliação duas vezes por semana, dessa forma você mantém a pele revitalizada e saudável removendo poluição, células mortas e qualquer outra coisa que venha a prejudicar a saúde e aparência da pele. O ato de esfoliar também ajuda a desobstruir os poros, evitando cravos e novas espinhas.

4. Hidratação

Já falamos da importância deste passo no começo do artigo, mas vale falar um pouco mais. Para hidratar a pele oleosa é importante escolher o produto certo e saber a forma certa de aplicar. Aplique sem exageros, em poucas quantidades para que a pele absorva rápido. Tenho resenha de dois hidratantes maravilhosos para pele oleosa, o Creme Nutritivo Nivea e o Hidratante em Gel Nivea, confiram as resenhas e escolham os seus preferidos.

5. Protetor solar

Siiim!!! Eu achava que protetor solar era um detalhe besta, mas faz muita diferença nos seus resultados. Evita envelhecimento precoce, ajuda a manter a pele saudável e combate os danos causados pelos raios solares, além de trabalhar em conjunto com todos os passos anteriores. Se você fizer o uso de ácidos, pomadas ou tratar as manchas assim como eu, é indispensável o uso do protetor solar todos os dias. 

*Dica: Se você tem problemas com as manchas amarronzadas na pele, assim como eu tenho, vem ver os meus resultados com Azelan aqui. Essa pomada reduziu fantasticamente as minhas manchas e a textura da minha pele. 

Conclusão

Não deixe de hidratar a sua pele pensando que ela não precisa, aprenda a cuidar da sua pele e tenha paciência, é aos poucos que você vai descobrindo a quantidade certa de hidratante que ela absorve. É aos poucos que você vai descobrindo os melhores hábitos que vão contribuir para a melhora da sua pele. Teste, experimente, se puder e preferir vá ao dermatologista para ele te recomendar o melhor tratamento e fazer os exames se necessário.

Se ficou alguma dúvida ou se deseja fazer algum comentário fique a vontade, eu amo responder vocês!

Por hoje é só amores! Beijooo!


Siga nas redes:

YouTube:Tamirys Barros Beauty

Instagram: @tamirysbarrosbeauty

Facebook: Tamirys Barros Beauty

Blog: admiravelfeminismo.com.br

2 comentários:

Deixe aqui sua opinião!

Topo