26 maio 2022

Como criar sua rotina capilar

em 26 maio 2022

 COMO DEFINIR A ROTINA CAPILAR

Olá lindezas! Tudo bem com vocês? Hoje vou te mostrar como fazer um cronograma de cuidados capilares para lavagens e tratamentos. Vou te contar que a minha rotina é bem descomplicada e não tenho dia tabelado para hidratação, nutrição e reconstrução, vou de acordo com o que tenho em casa e tenho preferência por nutrição e hidratação. Vamos lá!

como cuidar dos cachos


De inicio você precisa identificar como o seu cabelo pede por cuidados, como ele se comporta com lavagens frequentes. De toda forma já te falo que não é nada saudável ficar uma semana sem lavar os fios, e isso pode te causar problemas no couro cabeludo e também na pele do seu rosto.

Sempre que lavo o cabelo faço  também algum tratamento, para aproveitar que o shampoo abre as cutículas do fio. Porém quando faço co-wash não faço tratamento, apenas enxaguo e finalizo. 

Vocabulário

*CO-WASH: Limpeza leve utilizando condicionador, não agride os fios, não deixa áspero, não necessita condicionar.

*TRATAMENTO: Pode ser ampola, hidratação, nutrição, carga de queratina, reconstrução.

*FINALIZAÇÃO: Forma de arrumar os cachos após desembaraçar que intensifica a forma dos cachos.

*HIDRATAÇÃO: Repõe a água no fio.

*NUTRIÇÃO: Repõe óleos e gorduras na estrutura do fio.

*RECONSTRUÇÃO: Fortaleza a estrutura do fio com reposição de massa e queratina.

Agora vamos fazer o cronograma semanal!

Lembra que lá no início do post eu falei que é importante saber com que frequência seu cabelo gosta de shampoo? Isso serve para definir o intervalo entre uma lavagem e outra. No meu caso o meu cabelo suporta bem o uso regular de shampoo, pois uso muito finalizador. Então a minha frequência de higienização capilar é de dia sim dia não, sendo uma delas co-wash, e no final de semana fico livre. 

Segue tabela demonstrativa:



Usando o mesmo tipo de tabela você pode organizar sua rotina com dois ou mais dias de intervalo, é só ter cuidado pra não ressecar o cabelo devido a tantas lavagens e também não lavar poucas vezes.

Por quê lavar os fios regularmente?

Lavar os cabelos com frequência traz muitos benefícios. Com uma rotina definida e saudável você evita ressecamento, seborreia, caspa, dermatite, entupimento de folículo, e até acne. 

Essa rotina também ajuda a manter os fios bonitos e saudáveis, já que mantém o brilho, regula a reposição de nutrientes com os tratamentos que são feitos após as lavagens, ajuda o fio a crescer e se desenvolver melhor.

Conclusão

Partindo daqui você já pode definir a melhor rotina pro seu tipo de fio, se for muito ressecado cuidado com shampoo e aposte em nutrições e hidratações. 

Com essa tabela você também pode fazer o seu cronograma capilar. Eu não faço cronograma pois gosto de mais liberdade na minha rotina, então vou vendo a necessidade do fio de forma descontraída e real. 

A rotina ajuda muito no crescimento saudável e no cuidado facial, acredite se quiser kk. Com isso fico por aqui, beijos!

Siga nas redes:

YouTube:Tamirys Barros Beauty

Instagram: @tamirysbarrosbeauty

Facebook: Tamirys Barros Beauty

Blog: admiravelfeminismo.com.br


2 comentários:

Deixe aqui sua opinião!

Topo