22 junho 2020

Curvaturas dos cachos - Qual o seu tipo de cacho?

em 22 junho 2020


Curvaturas: Como saber o meu tipo de cacho e grau de curvatura?


Olá gente linda!! Hoje eu vim falar com vocês sobre curvaturas. É um assunto que eu acho bem interessante, e que pode te ajudar a escolher os produtos certos para você. Vamos lá?

Para quem não sabe o que é curvatura ou grau de curvatura, é o quanto o cabelo é enrolado. E com base nisso segmentamos os tipos de cabelo em lisos, ondulados, cacheados e crespos.

Como saber o meu tipo de curvatura?


Com o mercado apresentando cada vez mais produtos direcionados para as curvaturas, muitas vezes ficamos na dúvida sobre esse assunto, sobre qual produto comprar, se podemos usar produtos para outras curvas e até mesmo sobre qual é o nosso tipo de curvatura ou tipo de cacho.

Vamos começar falando das curvaturas.

A maioria das tabelas sobre curvaturas que encontrei na internet falam dos cabelos que tem voltas, deixando os lisos (cabelo tipo 1) de fora.

A tabela exemplifica com imagens os principais tipos de curvatura, onde variam do tipo 2 ao tipo 4. Cada tipo é subdividido em A, B e C, que se refere a variação dentro da curvatura principal.

Gravei um vídeo onde explico resumidamente esse assunto, mas logo abaixo do vídeo o post continua com uma abordagem bem mais detalhada. 



Cabelo Tipo 2 - 2ABC


No tipo 2 temos os ondulados. Neste tipo de cabelo não é notório o formato de cacho, mas sim de leves movimentos de ondas que sugerem a formação deles, mas que não acontece. 

Com variação do 2A ao 2C, onde o 2A apresenta uma ondulação sutil, o 2B uma ondulação mais visível e o 2C tem ondas mais nítidas e presentes, podendo ter também um pouco mais de volume.

Cabelos Tipo 3 - 2ABC


O tipo 3 são os cabelos cacheados. Neste tipo de cabelo os cachos são a principal característica, e eles variam do 3A ao 3C. 

No 3A temos o cacho mais aberto, aquele cacho grande e aparentemente mais leve. E no tipo 3B temos um cabelo com o cacho um pouco mais fechado e definido. Já no cacho tipo 3C temos um cabelo bem mais definido e definido, com cachos menores e também mais volume.

Cabelos Tipo 4 - 4ABC


No tipo 4 temos os cabelos crespos, esses geralmente são em formato zigue zague, onde não necessariamente teremos formação de cacho. Esse tipo de cabelo também tem aparência um pouco mais ressecada. 

Tem suas variações assim como os outros tipos, sendo: O tipo 4A é um cabelo com voltas mais esticadinhas, sendo um zigue zague mais aberto. O 4B é um pouco mais apertadinho, enquanto o 4C é bem mais fechado.

Apesar do aspecto ressecado deste tipo de cabelo, isso não indica que o fio esteja danificado ou que não esteja saudável. Pois essa é a característica natural deste tipo de cabelo, assim como o frizz que também é muito presente nos fios cacheados.


sorrisos e cachos - curvaturas | Admirável Feminismo
                                           www.blogsorrisosecachos.com.br

Produtos para outras curvaturas, posso usar?

Apesar de vermos nas prateleiras muitos produtos específicos para cada curvatura, não devemos nos prender a isso.

O importante ao escolher um produto é o resultado que ele trará para quem o utiliza. Seus benefícios para o fio e se está de acordo com o tipo de rotina que você tem. Se você só usa liberados ou não, se faz low poo, now poo e tudo mais. Só isso interessa.

Portanto, se eu tenho cabelo cacheado tipo 3B/3C e estou procurando um produto para definir ainda mais o meu cabelo e vejo que tem um produto destinado a cabelos tipo 4 que me trará esse resultado, eu sem dúvida nenhuma vou comprar o produto tipo 4, pois ele me dará o resultado que quero. Entendeu?

Assim se eu tenho o cabelo cacheado tipo 3, mas gosto de produtos mais leves destinados a ondulados, posso também estar usando, pois o resultado final é o que decide o que usamos e compramos. É o benefício que o produto nos proporciona, independente de ser destinado ou não para a nossa curvatura, é você quem escolhe.

Cabelo com várias curvaturas


É super normal apresentarmos mais de um tipo de curvatura. No meu caso, a maior parte dos meus fios são do tipo 3B/3C, porém na parte de traz tenho algumas mechas que não enrolam, ficam apenas onduladas, sendo do tipo 2C. 

Então não dê muita importância a isto pois é super normal, assim como também algumas partes serem mais ressecadas do que outras é normal. Isso acontece porque algumas partes estão mais expostas a agentes externos como sol, vento e poluição. Apenas cuide e ame o seu cabelo.

Conclusão


A variedade de cabelos e suas curvaturas é bem grande, tanto que ao pesquisar a tabela (créditos na imagem) vi que existem outros exemplos. Esses exemplos são apenas para servir de norte e você ter uma noção sobre curvaturas, certo?

Lembrando que essa divisão não são rótulos, essas nomenclaturas e divisões são apenas para nível de auto conhecimento e informação, você não precisa se atentar a esse assunto se não for da sua vontade. Mas para quem quer saber mais afundo e conhecer um pouco mais sobre o próprio cabelo é um assunto muito interessante, e o conhecimento nos faz enxergar e entender os outros tipos de cabelo também.

Então lindezas!!! Por hoje é só, espero que tenham gostado desse assunto. Um grande beijo, espero você no próximo post!

 




 

2 comentários:

Deixe aqui sua opinião!

Topo