20 agosto 2019

Qual o melhor shampoo para cabelos cacheados?

em 20 agosto 2019


Qual shampoo escolher para os cachos?


Essa é uma dúvida bem atual e com a grande variedade de produtos a nossa disposição ela se torna cada vez mais frequente. Afinal, qual o melhor produto para lavar os cachos? Vem comigo que te explico neste artigo.

Como escolher o melhor shampoo para os cachos


Todas nós sabemos que assumir os cachos requer uma readaptação da rotina capilar, produtos adequados e procedimentos específicos a necessidade do cabelo cacheado.

Já trouxe aqui muitas dicas de produtos que testei e aprovei nos cuidados e transformações com o meu cabelo, e hoje trago mais dicas, dessa vez sobre lavagem.

Cabelo cacheado requer mais cuidado com o uso de shampoo comum, isso porque o shampoo comum contém muito sulfato, o que causa mais ressecamento e frizz aos cachos.

Sabendo escolher os produtos menos agressivos e mais adequados aos cuidados com os cachos conseguimos reduzir este tipo de dano e até mesmo já começar a tratar os fios durante a lavagem.

Saber escolher o produto para higienizar os cachos é fundamental para manter os fios saudáveis e ter sucesso nas etapas de tratamento seguintes a lavagem.

*Leia: Rotina da lavagem a finalização, lava, hidrata, condiciona

Para as diferentes rotinas da pessoa com cabelo cacheado, temos no mercado produtos de higienização destinados para cachos que são utilizados de duas formas diferentes mas que tem o mesmo objetivo, a limpeza dos fios.

Temos o shampoo, que é a forma mais conhecida e tradicional de lavar os cabelos. Para os cabelos cacheados temos alguns tipos de shampoos, aqueles pais pesados que são destinados a limpezas mais profundas, para aqueles consumidores que fazem uso de produtos comuns na sua rotina, e não seguem rotinas como no poo e low poo.

Existem também shampoos leves, que não tem grande concentração de sulfatos e promovem uma limpeza menos agressiva e mais hidratante. Esses são os mais recomendados, principalmente se você mantem uma rotina de cuidados hidratando e nutrindo sempre o cabelo.

Descobri também o shampoo sem sulfato, que foi uma das melhores experiências de higienização que tive. O shampoo sem sulfato não agride de forma nenhuma o fio, ele retira todas as impurezas e deixa o cabelo muito bem hidratado, sem nenhum ressecamento ou frizz.

E além de todas essas opções ainda temos o co-wash, que nada mais é do que um produto com características de condicionador, que é desenvolvido para promover a limpeza hidratante do couro cabeludo e fios. Desse já existem muitas opções no mercado também.

Mas e agora? Qual devo escolher para cuidar melhor dos meus cachinhos? Calma que te explico! 

Eu particularmente, utilizo três tipos de produtos para lavar os meus cachos. Como não tenho nenhuma restrição com os chamados "proibidos" e "proibidões", no meu dia a dia utilizo muito finalizador com petrolatos e silicones e tudo mais, preciso do shampoo leve para retirar toda a sujeira pesada dos meus fios.

Shampoo hidratante

Ele não agride tanto os fios, é mais conhecido como shampoo hidratante. Com ele consigo fazer uma ótima limpeza nos cachos sem agredir demais. Mas vale ressaltar que é preciso manter os cuidados em dias para não ressecar os fios.

Shampoo sem sulfato e co-wash

Também indico a você utilizar o shampoo sem sulfato e co-wash, são produtos maravilhosos para lavar os cabelos cacheados, pois contém a medida certa de limpeza para aliviar o peso dos fios e ainda mantê-los hidratados e saudáveis.

CONCLUSÃO

Resumindo, a escolha do produto depende da sua rotina. Se você não utiliza proibidos aposte em shampoo sem sulfato e co-wash. Se você tem uma rotina em que utiliza qualquer produto assim como eu, intercale as lavagens com shampoo leve, shampoo sem sulfato e co-wash.

Recomendo a evitar ao máximo o uso de shampoo comum, os shampoos pesados. Procure sempre por produtos indicados para o seu tipo de cabelo, isso garante que ele esteja sendo tratado da maneira correta.

Por hoje é só! Espero ter auxiliado você na questão de qual shampoo escolher para os seus cachos. Se você tem algo a acrescentar, comenta aqui embaixo e deixe a sua opinião.

Grande abraço!

2 comentários:

  1. Eu não gosto de shampoos tão "limpantes" deixa meu cabelo super seco, perde a forma. Meus favoritos são os de bebês e crianças, mas também amo shampoos hidrantes principalmente sem sulfatos (mas as vezes escapa um ou outro), como você citou no post co-wash é muito legal, já testei algumas vezes e gostei do resultado (uso as máscaras da skala) mas ainda não me adaptei 100% a não usar shampoo haha.


    Beleza Nerd

    @gleicyhaner


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal amore! É sempre bom a gente testar técnicas e produtos para saber qual o cabelo "gosta" mais né haha. Uso co-wash em dias de mais correria, mas ainda utilizo todos os tipos de shampoo, varia de acordo com tipo de produto que usei para finalizar. Muito obrigada por seu comentário! Seja sempre bem-vinda! Beijo!!

      Excluir

Deixe aqui sua opinião!

Topo