10 março 2022

Dermatilomania

em 10 março 2022

 Dermatilomania o que é?

A primeira vez que vi essa palavra fiquei bem curiosa, na verdade já até imaginava do que se tratava. Então fiz pesquisas e falei com minha psicóloga sobre isso e sobre como eu achava que tinha desenvolvido isso. Mas antes vou te falar o que é Dermatilomania com base nas pesquisas que fiz. 

Dermatilomania - O que é? Como lidar?


Dermatilomania, um nome complicado mas que já diz do que se trata. É o hábito compulsivo de cutucar, coçar, beliscar, e arranhar a pele. Geralmente os hábitos compulsivos desenvolvem-se no rosto, pernas, braços e costas.

Esta compulsão está ligada com problemas de pele, fatores de estresse, ansiedade e tristeza e se torna mais complicada a medida em que a própria compulsão pode causar infecções, inflamações, manchas e cicatrizes na pele. 

Para quem não sabe eu sofro de ansiedade a anos, mas que tem saído do meu controle desde Maio/2021, porém só vim levar a sério e procurar ajuda em Outubro do mesmo ano.

Quem acompanha o blog deve ter visto o artigo que publiquei fazendo uma resenha sobre como a pomada de Azelan limpou as manchas do meu rosto, e nossa, como eu fiquei radiante com aqueles resultados. A pomada realmente limpou meu rosto, tanto que eu trouxe a resenha, por ser realmente verídico todos os meus resultados. Não iria mentir pra vocês né!

Resenha Azelan - Ácido Azelaico para tratamento de manchas de acne

O fato é que cá estou eu com a pele toda manchada novamente, mesmo usando a pomada (porém parei por uma reação pós cirúrgica). Com essa percepção da minha pele, a percepção de que não consigo ficar sem espremer cravos e espinhas e por ter visto essa palavra na internet, fiquei na dúvida se eu teria desenvolvido a compulsão e falei com a minha psicóloga.

A Dra Fabíola me falou que essa compulsão faz parte do quadro de ansiedade. É uma forma inconsciente que desenvolvemos para aliviar a tensão, estresse, e adrenalina.

Confesso pra vocês que fico muito envergonhada, apesar de não ser nada intencional. Tenho espinhas, cravos e muitas manchas, nas costas, no colo, e no rosto e sempre que me pego distraída vejo que já cutuquei bastante a ponto de sangrar e manchar. 

Mas não desisti de cuidar da minha pele, inclusive de acordo com as pesquisas que fiz é super recomendado tratar o problema de pele e tentar controlar a compulsão. Quando iniciei o tratamento com Azelan o próprio produto me trouxe um resultado extraordinário com as manchas e a minha compulsão não estava tão forte, eu conseguia me conter, por isso deu tudo tão certo durante o tratamento inicial.

Mas quando a minha ansiedade ficou mais séria partindo para fobia e síndrome do pânico não consegui me conter e a minha pele sofreu as consequências voltando a ser o que era antes de eu fazer qualquer rotina de skincare.

Estou falando isso tudo aqui para que vocês também possam entender que existe essa compulsão, que apesar das manchas terem voltado, tudo o que trago aqui trago com o máximo de verdade pois é assim que acredito que blogueiras devem trabalhar.

E aproveito também para te pedir de todo o coração que se você tem alguma tristeza sem sentido, angústia, ansiedade, ou qualquer coisa procure ajuda profissional o quanto antes, cuide de você. Sou prova viva de que esperar o tempo passar sem dar importância não resolve e o problema pode ficar muito pior. 

Agora me conta aí, você já sabia o que era Dermatilomania? Gostou da informação? Comenta aqui pra mim!

Fonte: cdd.org.br

Acompanhe nas redes:

CANAL: Admirável Feminismo

INSTAGRAM: @admiravelfeminismoof

FACEBOOK: Admirável Feminismo


2 comentários:

Deixe aqui sua opinião!

Topo